terça-feira, 15 de setembro de 2009

Auto-retrato

Auto-retrato

A única coisa que não se modificou na minha consciência em meio a todas as perturbações foi a certeza de que aquilo precisava mudar. O inconformismo com a situação era o meu resquício de esperança, o “combustível” que ainda me motivava a ir atrás do que sonho – e meu corpo, que é o meu veículo, precisava ser reabastecido. Eu nunca me permiti desistir, apesar do cansaço da minha mente. E, por ser tão jovem, sinto que isso pode acontecer de novo, mas não foi por acaso que o sofrimento ocorreu. Não me rebelo em relação a isso, pois posso, agora, perceber que me foi concedida a oportunidade de, ainda em tenra idade, obter respostas e motivações que levarei para toda a vida.

Se, há pouco, era difícil até respirar, hoje posso dizer que encho meus pulmões de ar e, ao mesmo tempo, preencho meu peito de vida. Eu sou dona da minha cabeça e do meu destino; sou quem escreve a minha história. Posso dizer que optei por ser livre, por pensar criticamente acerca de todas as informações que chegam até mim, e selecionar o que vale a pena absorver, acreditar e seguir. Ao mesmo tempo, tenho a autonomia de descartar aquilo que não ter valor e me afastar de tudo o que me faz mal.

Nesse momento em que me veio a necessidade de transcrever parte daquilo que se passa comigo, me sinto bem, alegre e VIVA. Me apropriando de palavras que não são minhas, e sim, de um amigo que as proferiu a mim, eu digo: sou uma grande árvore. O vento balança minhas folhas; se for um vento forte, movimenta até meus galhos. Mas minha raiz está fixa na terra, e nada me retira daqui. Sendo assim, em alguns momentos, me sentirei “mexida” e até angustiada, mas tudo aquilo que eu acredito, permanecerá em mim, e sempre terei o poder de me reestabelecer. Eu sou forte, nada nem ninguém pode mudar isso.

Beatriz Pichinine Noronha.

Um comentário:

  1. Essas coisas foram exatamente o que mais quis te dizer na última vez nos vimos, eu sabia que quando tivesse certeza delas, as coisas podiam se encaminhar . Te admiro e reconheço que está lutando agora como gente grande, lutando por si, por um pouco de paz ! E eu tenho certeza, minha amiga, toda a certeza, isso é seu e ninguém pode te devolver o que sempre foi seu ! Seja sua própria aliada e continue, linda, talentosa e inteligente, como vc SEMPRE foi .

    Je t'aime !

    ResponderExcluir